Treviso

Dicas para economizar energia no verão

Dicas para economizar energia no verão

No verão, época com as temperaturas mai altas doa ano, o uso de ventiladores e ar-condicionados são praticamente inevitáveis. Mesmo assim, engenheiros do Instituto Nacional de metrologia (Inmetro) dizem que é possível economizar energia e consequentemente, dinheiro.
O engenheiro do Inmetro Fábio Real dá algumas dicas que às vezes passam despercebidas para as pessoas:

– O ideal é trocar hábitos, fogão e geladeira precisam ficar longe um do outro, pois o fogão gera calor e pode aquecer a geladeira, e, com isso, ela gastaria mais energia para se manter gelada. No banheiro por exemplo, deixe o chuveiro na posição “verão”. Já nos quartos, deixar janelas e persianas abertas para evitas acender as luzes sem necessidade é uma boa dica para economizar energia. – comenta Fábio Real.

Outras ótimas dicas são a utilização de lâmpadas fluorescentes compactas no lugar das incandescentes, o que gera uma economia incrível de até 75% na conta de luz. Outro tipo que pode ser utilizado é a lâmpada LED, porém suas vantagens fazem seu preço ser maior. Desligar os aparelhos eletrônicos da tomada ao invés de deixá-los em stand by também ajuda a economizar energia, pois no modo stand-by, o aparelho fica desligado mas pronto para entrar em operação. Além do LED aceso no aparelho, existem diversos circuitos que fazem ele estar pronto para ser ligado.

ambientacao-camburi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *